A importância de monitorizar as redes sociais

socialmediamonitoring.png

Como mencionado em posts anteriores, as redes sociais são cada vez mais uma maneira para as organizações comunicarem com os seus públicos. (Ou no caso da política para os candidatos ou partidos comunicarem com os seus eleitores).

No entanto é essencial, para que essa comunicação tenha sucesso, que seja conhecida a resposta da audiência, não apenas nos comentários aos posts, ou nas respostas, mas sim num aspecto mais abrangente.
É importante saber que tipo de posts tiveram mais sucesso, em que sites ou redes sociais tiveram mais sucesso, quais foram mais partilhados, onde e por quem?

Todos estes detalhes são essenciais para um correcto planeamento de uma estratégia de gestão das redes sociais, especialmente no sector político. Até porque estas estatísticas podem servir como uma espécie de sondagem, determinando quais os assuntos a que os eleitores dão mais importância, e permitindo que o candidato se foque nesses, abandonando aqueles que não despertam interesse junto da sua audiência.

Existem várias ferramentas que permitem fazer este acompanhamento e obter estatísticas relativas às redes sociais e outros sites. Vou dar um exemplo de uma: a Brand24.

Segundo o próprio site, a Brand24 é “O método mais eficiente de monitorizar a sua marca o produto na internet, é também uma ferramenta que mede o buzz sobre a sua marca, produto ou palavra-chave”. Sendo que para relacionar a ferramenta com o sector político, vou focar-me na monitorização de uma “palavra-chave”.

Brand24 permite pesquisar alguém, ou algo e obter toda a informação relativa à presença dessa pessoa nas redes sociais e social media em geral.

Para exemplar, vou utilizar o exemplo do costume: As primárias do partido democrata americano, mais especificamente o candidato Bernie Sanders.

Basta pesquisar o nome do candidato, e imediatamente aparecem as estatísticas:

O número de menções, e o alcance de todas as publicações sobre o candidato.
E ainda, dentro destas menções, quantas delas foram positivas ou negativas.
A informação pode ser visualizada por dia, semana ou mês.

berniesentiment.PNG

Esta estatística pode ser visualizada no geral, ou especificamente por rede social / site:

berniewhichsocial.PNG

Mostrando os resultados específicos para cada um:

berniementionedby.PNG

E apresentando todos os posts colocados sobre o candidato:

berniewhoposted.PNG

Ou citações retiradas de alguns desses posts:

berniequotes.PNG

Permite ainda conhecer os principais “autores”, ou seja quais os sites ou páginas que falaram sobre o candidato, e qual o alcance desses posts: (neste caso praticamente todas estações de notícias, sendo que a plataforma onde foram colocados os posts foi o Facebook).

berniesources.PNG

É ainda oferecida uma ferramenta de comparação mas que não se encontrava funcional na altura em que a ferramenta foi testada.

NOTA: A ferramenta tem uma versão gratuita, ou paga, sendo que a paga varia entre os $49 e $349 mensais, a variante entre os vários pacotes são a quantidade de utilizadores que podem aceder à ferramenta, a quantidade de palavras chaves que se podem pesquisar, e a quantidade de informação estatística disponibilizada em cada pesquisa).

Em conclusão

Brand24 permite monitorizar a actividade sobre uma pessoa, marca ou produto nas redes sociais e social media. Podendo ser utilizada para obter feedback dos públicos sobre estes.

No sector político é uma ferramenta que pode também ser bastante útil, permitindo aos partidos ou candidatos saber o que está a ser dito sobre si, e onde, para que possam adaptar o seu discurso consoante a reacção dos eleitores ao mesmo.

A informação pode ser pesquisada de uma maneira geral, por exemplo a palavra-chave ser apenas “Bernie Sanders“, ou se o candidato quiser saber o que está a ser dito sobre si e sobre as suas ideias relativas a um assunto específico pode utilizar palavras-chave como “Bernie Sanders gun policy” ou “Bernie Sanders wallstreet tax” e saber o que está a ser dito sobre si em relação a esse assunto, não só por estações de notícias e jornais mas por pessoas individuais (os eleitores).

Contactei a própria Brand24 para saber como é que um político poderia utilizar o site como ferramenta:

QSocial Media is an ever increasing way of conecting with people, do you think a tool such as Brand24 is useful to monitor activity in all kinds of sectors? For instance in politics, is it a tool which can help a candidate know what’s being said about him/her and interpret people’s reactions to his campaign?
Or is it limited to more ‘commercial use’ as in commercial brands

A:The key benefit from using a tool like Brand24 is that it allows you to connect into conversations that don’t involve you yet. It’s hard and takes time to build your own audience and community. Social listening allows you to enter communities already created.
It is already effectively used by both individuals and brands alike. Politics is a key user as candidate’s time to respond is almost as important as what they say. Silence can be demonstrated as lack of knowledge. 

mickbrand24    Mick Griffin – Chief Revenue Officer at Brand24.net

Essencialmente é importante que os candidatos saibam o que está a ser dito sobre si, para que possam responder, e para que saibam como responder.

Por exemplo, este post do LA Times onde é tratado o descontentamento de Wall Street em relação à campanha eleitoral de Bernie Sanders:

berniewhys.PNG

O candidato pode assim recolher a informação que alguém está descontente com a sua campanha e abordar o assunto, respondendo ao mesmo e contrariando a notícia (ou neste caso – sendo que seria o mais provável – justificando a actuação da sua campanha em relação a Wall Street).

Para aceder à ferramenta e testá-la gratuitamente: https://brand24.net

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s