A importância de uma boa estratégia

blogstrat.png

Tal como em qualquer outro sector de actividade, é essencial que as organizações utilizem estratégias para atingir os seus objectivos. Neste caso, faz sentido entender como os partidos políticos utilizam certas estratégias para, por exemplo, vencer (ou tentar vencer) campanhas eleitorais.

Durante uma campanha eleitoral vemos os candidatos realizarem todo o tipo de acções, sendo que cada uma poderá representar uma táctica dentro da estratégia geral de campanha.

Quando olhamos por exemplo para as campanhas eleitorais dos EUA, estas tácticas são ainda mais evidentes. Praticamente todas as acções de campanha têm um objectivo específico dentro da estratégia.

Por exemplo, quando vemos o candidato às primárias democratas, Bernie Sanders visitar não um, mas dois programas de rádio nos quais os apresentadores são hispânicos e afro-americanos, é evidente que este está a utilizá-los para tentar ganhar terreno junto desse eleitorado (que parece até agora preferir a sua adversária Hillary Clinton)

Assim, podemos concluir que estamos limitados pela nossa própria estratégia, não de uma maneira negativa, mas apenas de uma maneira em que esta estabelece os nossos limites e aquilo que fazemos. O importante é que a estratégia esteja bem desenhada, para que essas limitações não nos prejudiquem.

Como definir a nossa estratégia

Para se conseguir definir uma boa estratégia é essencial definir primeiro a nossa meta. Vamos continuar com o exemplo de uma campanha eleitoral, a meta do candidato é vencer as eleições. Assim, deve estabelecer objectivos para a atingir.

No caso das primárias norte-americanas, podemos afirmar, por exemplo, que os objectivos são ter bons resultados em cada um dos Estados. Após estes objectivos estarem definidos, devemos partir para a elaboração de uma estratégia: Obter popularidade junto dos vários eleitorados.

E finalmente, após a nossa estratégia estar desenhada, devemos elaborar as tácticas, que representam como vamos cumprir a nossa estratégia.

No caso do exemplo apresentado, a táctica é a participação nos programas de rádio mencionados, que procuram cumprir a estratégia de ganhar popularidade junto do eleitorado afro-americano e latino-americano. Para mais tarde atingir a meta de vencer a nomeação democrática.

Podemos utilizar ainda outro exemplo: Hoje (12 de Abril), o principal trendic topic worldwide no Twitter foi, practicamente todo o dia, o #EqualPayDay – que procura criar awareness para o facto de existir uma diferença substancial nos salários das mulheres relativos aos dos homens.

Sendo que o eleitorado feminino é extremamente importante na eleição democrática, e que por definição Bernie Sanders está em desvantagem em relação a Hillary, a campanha do Senador de Vermont não tardou a utilizar as suas páginas de Twitter (incluíndo a página pessoal de Bernie) para participar na discussão, defendendo as mulheres e procurando eventualmente o seu voto.

 

Assim, como vimos em ambos os exemplos, as nossas acções estão sempre relacionadas, ou limitadas pela nossa estratégia. Quando a estratégia de Bernie é capturar o voto latino e afro-americano, as suas acções vão de encontro a tal (a participação nos programas de rádio), quando é adquirir a simpatia das eleitoras, os seus tweets são escritos com esse objectivo em mente.

E não é que Bernie não acredite realmente no que diz, porque penso que sim, o que os exemplos demonstram é a inteligência de aproveitar quer as plataformas existentes quer os acontecimentos espontâneos para demonstrar as suas ideias.

Em conclusão:

A nossa estratégia funciona como um limite invisível às nossas acções. Visto que se a nossa estratégia é atingir um certo objectivo, tudo o que fazemos vai ter esse objectivo em mente. Sendo que as nossas acções não poder ultrapassar esses limites, por poderem pôr em risco o sucesso da estratégia.

Para ser mais fácil entender, fiz um desenho:

bernieflowchart.png

 

Advertisements

One thought on “A importância de uma boa estratégia

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s